Adquirir um imóvel é o sonho de muitas famílias. Esse processo, no entanto, pode ser dificultado pelas restrições a financiamentos impostas pelos bancos. Nesse cenário, pode ser vantajoso comprar imóvel com a construtora.

Confira, a seguir, como é possível financiar uma propriedade nessas condições e as comodidades de adquiri-la por meio dessa modalidade. Boa leitura!

Como financiar um imóvel?

O financiamento pode ser feito em bancos ou diretamente com a construtora. No entanto, é importante ter em mente que cada forma tem suas vantagens — por exemplo, é comum que nas instituições financeiras os prazos sejam maiores, mas há juros que podem elevar muito o valor final da aquisição.

Por que comprar imóvel com a construtora é uma boa ideia?

As concessões de crédito imobiliário vêm sendo reduzidas e, nesse caso, a alternativa de adquirir o imóvel diretamente com a construtora pode ser a mais viável. Veja, a seguir, algumas das facilidades!

Menos burocracia

Os bancos reduziram os montantes disponíveis para crédito imobiliário e essa medida tornou a aprovação de financiamentos mais criteriosa. Dessa forma, os trâmites para financiar diretamente com a construtora são menos burocráticos.

A construtora tem interesse na venda e, por isso, facilita o processo. Muitas vezes, portanto, esse financiamento é mais ágil que o dos bancos. Ou seja, é usual que a tratativa seja menos engessada quando é feita diretamente com a empresa de construção.

Maior flexibilidade

A negociação com a construtora é mais flexível. Em alguns casos, é possível utilizar outro imóvel na negociação, parcelar a entrada ou mesmo usar outros bens (como carros) para cobrir parte do valor do financiamento.

Outro ponto de flexibilidade é o fato de o parcelamento não estar atrelado à fonte de renda do comprador. Na eventualidade de troca de emprego, o distrate só acontece se o consumidor atrasar parcelas. E, mesmo na eventualidade de atrasos, é possível negociar — diferentemente do que ocorre no financiamento bancário.

Menor taxa de juros

Como a construtora não oferece os longos prazos de financiamento ofertados pelas instituições financeiras, os juros incidentes também são menores. Assim, ao negociar diretamente com ela, o valor final pago será mais coerente com o preço inicial do imóvel.

Para casos em que o financiamento considera desconto direto em conta-salário, é possível que as taxas de juro sejam menores nos bancos. Apesar disso, como o prazo é mais estendido, o montante final acaba sendo maior.

Maior comodidade na negociação

Ao negociar diretamente com a construtora, elimina-se o intermediário. Assim, o processo é mais fácil e normalmente as condições de entrada e parcelamento têm mais flexibilidade. Além disso, a parcela de retorno é maior para a própria empresa de construção.

Como as construtoras não são entidades financeiras em sua atividade primária, o risco de fazer um financiamento direto é maior quando comparado ao processo feito com um banco. Por isso, é essencial avaliar todos os fatores envolvidos antes de definir qual é a melhor alternativa.

Lembre dos benefícios de comprar imóvel com a construtora e, caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato com a gente para mais informações!

Autor

Escreva um comentário

Share This