Hoje em dia, a utilização de plantas na decoração de casas é considerada uma tendência. Além de deixar o ambiente mais agradável, delicado e bonito, esse é um jeito de levar frescor e, ao mesmo tempo, um contato mais próximo com a natureza. Por esse motivo, a Casa Cor, juntamente com grandes profissionais da área, mostram as plantas como uma tendência de decoração e, como é possível utilizá-las em um cômodo.

Com base nisso, vamos mostrar no artigo de hoje algumas incríveis formas de decorar utilizando as plantas. Vale mencionar que esse é um meio decorativo que pode ser utilizado em todos os espaços da sua casa ou do seu condomínio. Se você tem curiosidade no assunto, confira as principais tendências!

1. Aproveitar as plantas secas na decoração

As plantas secas, caracterizadas por estarem mortas, são tendências decorativas e, por isso, você pode aproveitá-las em seu apartamento. Além de ser uma ação sustentável, essa é uma maneira de criar uma decoração bonita e com personalidade, mesmo utilizando uma natureza imperfeita.

Pequenas espécies secas e com galhos, por exemplo, podem ser colocadas em recipientes de vidro ou em garrafinhas, levando um toque de delicadeza ao espaço. Outra ideia interessante é emoldurar algumas folhas de plantas secas em quadros, criando pôsteres botânicos incríveis para compor a decoração do ambiente.

2. Utilizar plantas na decoração do quarto

Embora essa seja uma decoração não muito convencional para os quartos, as plantas são capazes de oferecer mais aconchego e evidenciar os demais itens decorativos do ambiente. Existem basicamente duas formas principais de fazer isso:

  • de um jeito mais sutil, utilizando, por exemplo, suculentas sobre um criado-mudo, jiboias sobre prateleiras ou perto da janela e pequenos galhos de eucalipto levemente perfumados dentro de recipientes de vidro;
  • de um jeito mais intenso, utilizando, por exemplo, a espada-de-são-jorge em um canto do quarto (até mesmo porque ela aumenta os níveis de oxigênio e purifica o ar), uma figueira próxima à janela e uma palmeira posicionada em uma área de iluminação.

3. Investir em plantas no banheiro

Capazes de oferecer calma, reduzir a umidade, acabar com as bactérias e deixar o ar com mais qualidade, as plantas também podem ser usadas no banheiro de inúmeras formas. Entretanto, é importante buscar tipos mais rústicos, de baixa manutenção e que resistam à umidade elevada e à iluminação indireta, como orquídeas, bromélias, espada-de-são-jorge e plantas-aranha. Algumas sugestões para colocá-las são:

  • em prateleiras;
  • dentro de vasinhos sobre as estantes;
  • em vasos suspensos;
  • em um pequeno espaço destinado a um terrário;
  • em caso de espécies maiores, em grandes vasos em um canto do cômodo.

4. Buscar diferentes tipos de plantas para decorar

Por fim, é interessante buscar diferentes espécies de plantas para decorar, incluindo os tipos florais. É importante falar que elas devem ser ideais para ambientes internos e devem ser de fácil manutenção, garantindo maior vivacidade. Alguns modelos são: maranta, antúrio, jiboia, samambaia, cacto, lavanda, bromélia, jacinto, cravo, orquídea e açucena.

Ainda é válido apostar na decoração com plantas sobre o mobiliário, como em estantes, em prateleiras e em aparadores. Nesses casos, prefira vasos menores e deixe-os misturados com livros, quadros e outros itens decorativos.

Agora que você viu quatro das principais tendências ao usar plantas na decoração, não perca tempo e invista em suas espécies. Não se esqueça de que é uma forma de deixar o seu imóvel mais agradável, fresco, bonito e com uma decoração mas delicada, que proporciona um aconchego maior para toda a família.

Se você gostou desse artigo, curta a nossa página no Facebook, siga o nosso Instagram e cadastre-se em nosso LinkedIn para conferir outros assuntos parecidos com esse. Até breve!

Autor

Escreva um comentário

Share This