Seja para se exercitar, se locomover ou por lazer, o ciclismo é uma atividade altamente benéfica para o corpo e para a mente. Pedalar é uma excelente forma de prevenir doenças, como a hipertensão e diabetes, controlar o peso e até mesmo reduzir as chances de desenvolver doenças psíquicas.

Se você está em busca de uma vida mais saudável, ou pretende deixar o carro mais vezes na garagem e começar andar de bicicleta em Porto Alegre, temos algumas dicas para você. Confira!

O incentivo dos grupos de ciclismo

Pedalar em grupo é uma ótima alternativa para os menos experientes ou para aqueles que não conhecem muito bem a cidade, mas que querem começar a praticar essa atividade. Além do entusiasmo da turma, que contribui para que o passeio seja mais leve e divertido, a sensação de segurança é maior quando se tem com quem contar durante o trajeto.

Ainda que o seu objetivo seja usar a bike como meio de transporte e não como lazer ou atividade física, o recomendado é que, antes de pedalar sozinho, você se junte a uma dessas equipes para aprender os macetes de andar de bicicleta em Porto Alegre.

Grupos de ciclismo em Porto Alegre

O maior receio de quem ainda não aderiu aos grupos de ciclismo é não conseguir acompanhar o ritmo da turma e acabar se perdendo no meio do percurso. Contudo, a regra base para os grupos, no geral, é não deixar nenhum ciclista para trás.

A recomendação é se juntar aos grupos mais adequados ao seu propósito e condicionamento. Há opções para todos os perfis, com trajetos, horários e ritmos variados.

Selecionamos abaixo alguns dos principais grupos, divididos por níveis de dificuldade. Confira!

Iniciante

O foco do grupo Pedalegre é atender pessoas com pouca prática no ciclismo, com o objetivo de incentivar que mais pessoas passem a praticar esse esporte. Nas terças e quintas, às 20h30, o grupo se reúne para percorrer diversos trajetos que variam entre 20 e 28km. Os pontos de encontro são divulgados nas redes sociais do Pedalegre.

Intermediário

Às quintas o grupo Pedal Zona Sul se reúne, as 20h30, na Av. Wenceslau Escobar, 2307, e percorre cerca de 25 km em um ritmo moderado, apropriado para os que estão no nível intermediário do ciclismo.

Avançado

Mais voltado ao esporte do que ao passeio, o grupo do Treino do Harmonia não faz paradas e percorre o trajeto em velocidades superiores a 30km/hora. O grupo se encontra às terças e quintas, às 20h.

Pedalar é um ato político

Pedalar em Porto Alegre pode também ser uma forma de manifestação contra a violência com os ciclistas no trânsito. O grupo de ciclismo Massa Crítica tem como objetivo, além da prática coletiva do esporte, exaltar o uso da bicicleta como meio de transporte e incentivar um trânsito mais humano. Eles se reúnem toda última sexta-feira do mês, às18h15, no Largo Zumbi dos Palmares.

Agora que você já sabe como é andar de bicicleta em Porto Alegre, esperamos ter incentivado você a começar essa nova atividade. Se ainda tem alguma dúvida ou alguma dica para acrescentar, conte-nos nos comentários!

Autor

Escreva um comentário

Share This