Ter um lugar para descansar, convidar os amigos e formar uma família são algumas necessidades de quem busca um apartamento para morar. Afinal, o espaço deve ser confortável e, ao mesmo tempo, atender ao estilo dos moradores. Por esse motivo, saber como encontrar o apartamento ideal é uma tarefa primordial.

Esse processo pode ser feito a partir de alguns critérios, como a qualidade de acabamento do imóvel e a sua localização. Mas não para por aí.

Quer saber mais? Confira, então, 3 dicas para encontrar o apartamento certo para você!

1. Compare o preço por metro quadrado

Na hora de escolher um apartamento, muitas pessoas consideram apenas o preço do imóvel, ao fazer comparações. Esse tipo de critério não é bem eficiente, pois ignora o tamanho do espaço.

Por exemplo, um apartamento pequeno, localizado em um bairro nobre, pode ter um valor maior que outro apartamento com área superior, porém localizado em um bairro menos valorizado.

O critério mais correto é considerar o valor de metro quadrado privativo. Ou seja, dividir a área do apartamento por seu valor. Assim, será possível comparar com maior facilidade os preços e ver se o imóvel que você está buscando está com um valor adequado para a sua localização na cidade.

2. Observe aspectos de acabamento do imóvel

Outro fator importante para ser analisado é a questão do revestimento. Um apartamento com bom acabamento garante um conforto maior e evita problemas, tais como infiltração e manutenção constante.

Para você ter uma noção do que é um bom acabamento, considere a fachada do imóvel. Preferencialmente, ela deve ter algum revestimento, como pastilhas cerâmicas, por exemplo. Esse tipo de acabamento além de trazer melhor aparência para o prédio, exige menor custo de manutenção do que a fachada em textura, que rapidamente necessita de limpeza e pintura. Outro detalhe pouco notado é o forro do apartamento: se ele já for revestido em gesso é um diferencial, pois tal característica traz economia na montagem do apartamento, proporciona um maior conforto acústico e permite um projeto luminotécnico.

Ainda deve-se reparar nas robustez e tamanho das esquadrias. Elas precisam ser amplas, tanto no living quanto nos quartos. Isso faz diferença na luminosidade do apartamento, aumentando a sensação de espaço dos ambientes.

Outro ponto importante é buscar sempre por imóveis que tenham ventilação natural nos banheiros para que haja um melhor fluxo de ar, evitando, assim, a umidade — e, consequentemente, o mofo e os fungos.

Em caso de imóveis novos ou na planta, é recomendável solicitar uma cópia do Memorial Descritivo dos Acabamentos e procurar visitar algum outro empreendimento da construtora para conhecer o acabamento adotado.

3. Considere a localização

Mesmo o imóvel sendo muito bom, não vale a pena comprá-lo para morar se ele estiver longe do seu trabalho ou da escola dos filhos, não é mesmo?

É importante que o apartamento seja de fácil acesso aos pontos da cidade que você tem mais necessidade de usar. Verifique, também, se perto do imóvel existem supermercados, padarias e afins. Morar longe de tudo traz desconfortos para todo mundo.

Outra dica é conhecer a vizinhança. Afinal, os barulhos constantes no prédio podem ser um incômodo para você. Tente conversar com os vizinhos e verifique se combinam com o seu estilo de vida.

O que achou desse post com dicas sobre como encontrar o apartamento ideal? Ficou com vontade de procurar por um bom lugar para morar? Então entre em contato com a AMX Property. Nós atuamos na região de Porto Alegre (RS), projetando, executando e comercializando imóveis residenciais com projetos diferenciados e alto padrão de qualidade.

Autor

Escreva um comentário

Share This