Quem deseja morar na Zona Norte de Porto Alegre pode esperar viver em uma das regiões mais populosas e desenvolvidas da cidade, bastante privilegiada e com uma infraestrutura que oferece ao morador tudo que ele precisa para ter qualidade de vida no seu dia a dia.

É nessa região onde se encontram os maiores shoppings da cidade e o aeroporto, bem próximo das cidades metropolitanas. Trata-se de um local ideal para quem trabalha nelas, mas prefere residir na capital. Lá está localizado o bairro Passo d’Areia, um dos mais nobres de POA.

Neste post, falaremos sobre as principais atrações, história e algumas curiosidades sobre Passo d’Areia. Continue a leitura e fique por dentro!

História

O rio, que durante algum tempo foi rebatizado de Passo d’Areia e se localizava naquela região, foi se canalizando com a urbanização da Zona Norte, até ter sido completamente aterrado devido ao mal cheiro. O que sobrou dele foram boas lembranças e o nome da região, que em homenagem ao que ali existiu, tornou-se o nome do bairro.

Na década de 1940 eram poucos os moradores daquele bairro, mas, com a industrialização da região, o povoamento tornou-se mais efetivo. Além disso, a enchente de 1941 na cidade, a maior registrada até então, foi significativa para que ocupassem o bairro, tendo em vista que ele se localizava longe dessas áreas de risco.

Em 1946, com a construção da famosa vila do IAPI, os operários puderam se mudar para o bairro com suas famílias, num moderno projeto para aquela época. Hoje, é cortado pela Avenida Assis Brasil e com fácil acesso aos municípios da região metropolitana de Alvorada, Cachoeirinha e Gravataí, sendo considerado um dos melhores bairros para se viver na capital gaúcha.

Lazer

As opções para quem deseja um pouco de lazer no fim de semana são muitas: além de conter alguns dos shoppings mais importantes de Porto Alegre, como o Iguatemi e o Bourbon Country, o bairro Passo d’Areia possui parques e excelentes restaurantes.

Para quem deseja visitar locais onde existem opções tranquilas e que nem parecem que se localizam numa capital, há o Parque Alim Pedro e a Praça Chopin, duas ótimas opções para passear com as crianças e para os atletas praticarem seus esportes.

Mas, caso não queira fugir da rotina urbana, o Shopping Iguatemi é um verdadeiro marco na história da capital. Lá, as pessoas vivem excelentes experiências que transformam suas vivências na cidade.

Infraestrutura

O bairro conta com ótimas opções de infraestrutura. Para quem gosta de morar nas proximidades de restaurantes, eles existem para todos os gostos: há comida regional, mineira e italiana. As opções são várias e farão com que você tenha um fim de semana de muito divertimento. 

A vantagem de Passo d’Areia é justamente mesclar de forma tão harmônica residências e uma variedade significativa de comércios, trazendo muitas opções para o morador ou visitante, além de contar com o privilégio de estar em uma das melhores regiões da capital.

E aí, gostou do conteúdo? Agora que você já sabe as principais características do bairro Passo d’Areia, que tal descobrir os melhores bairros para morar em Porto Alegre? Boa leitura!

Autor

Escreva um comentário

Share This