Um dos maiores sonhos de grande parte da população brasileira é a compra da casa própria. Entretanto, adquirir um imóvel não é uma tarefa simples. É preciso se preparar financeiramente e avaliar todos os fatores que possam impactar no preço final, como é o caso da Taxa Selic. 

Para dar uma noção da importância dela, basta notar que a retomada dos investimentos e das vendas de imóveis ocorreu em consonância com a redução da Taxa Selic. Isso leva a uma menor incidência de juros, aumentando a disponibilidade de crédito no mercado e possibilitando novos investimentos. 

Mas você sabe o que a Taxa Selic e como ela influencia na compra do seu imóvel? Não? Então, continue a leitura deste artigo e aprenda! 

O que é a Taxa Selic?

A Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) é considerada o índice básico de juros da nossa economia, pelo fato de ser utilizada em operações interbancárias e influenciar as taxas de juros em todo o país. 

É preciso deixar claro que existem variações diárias nesse número, mas que são praticamente imperceptíveis e que sempre estão dentro do que é estabelecido pelo Conselho de Política Monetária (Copom), que determina, a cada dois meses, uma meta para a Taxa Selic.

Essa é, ainda, a taxa cobrada pelo Banco Central (Bacen) ao realizar empréstimos de recursos a outras instituições financeiras. 

Como a Taxa Selic funciona?

Pode-se dizer que essa taxa básica de juros é uma alternativa que o Banco Central tem para influenciar a inflação da economia. Mas isso não acontece apenas no Brasil. Em todo o mundo, os bancos centrais têm a liberdade de atuar na política econômica, determinando a taxa básica de juros. 

O Bacen, ao influenciar o mercado, tem a permissão de controlar a quantidade de dinheiro que há em circulação na economia. Quanto menor a quantidade de dinheiro, mais altos serão os preços. A partir de então, afirma-se que haverá queda na atividade econômica do país. 

Então, para estimular a atividade econômica, são necessárias políticas para reduzir as taxas de juros, aumentando o consumo. Em contrapartida, o aumento da Taxa Selic inibe o consumo das pessoas. Pense nisso!

Quais os seus impactos no financiamento imobiliário?

A Taxa Selic tem influência direta na cobrança de juros pelas instituições financeiras, impactando diversos setores da economia, como é o caso do mercado imobiliário. Em outras palavras: se ela sobe, outros índices também sobem; mas, se a Selic cai, as outras taxas também tendem a cair.

Contudo, é preciso prestar bastante atenção, pois, mesmo que o valor da Selic esteja próximo de 10% ao ano, encontraremos bancos cobrando juros de 10% ao mês no cheque especial. Essa disparidade ocorre porque há uma tendência de redução dos juros por parte dos bancos, mas isso não ocorre exatamente na mesma proporção. 

É válido ressaltar que a volatilidade da Taxa Selic impacta diretamente os fundos de investimentos. Então, caso ocorra uma pequena redução nas taxas, a cobrança de juros para a realização de empréstimos acaba chegando ao consumidor. 

Então, é preciso estar atento às movimentações do mercado e se preparar para aproveitar as oportunidades que aparecerem para realizar o seu sonho. Lembre-se disso!

Quais os benefícios de comprar um imóvel com a Taxa Selic em baixa?

É importante deixar claro que a redução da Taxa Selic é extremamente positiva para o mercado imobiliário. Além de influenciar na cobrança de juros de financiamentos, a redução também interfere no custo dos materiais que serão utilizados nas obras.

Além disso, os bancos precisarão emprestar uma quantidade maior de dinheiro para conseguirem a mesma rentabilidade. Isso significa que o acesso ao crédito se torna mais acessível.

Acompanhar a Taxa Selic pode ser de grande valia para quem está pensando em comprar um imóvel. Não deixe de acompanhá-la, identificando o melhor momento para realizar o seu sonho. 

E aí, gostou do nosso artigo? Aprendeu mais sobre a Taxa Selic? Quer ter acesso a outros conteúdos como este? Então, assine nossa newsletter e receba todas as nossas atualizações.

Autor

Escreva um comentário

Share This