A capital gaúcha, com suas riquezas naturais e diversidade cultural, produz intervenções que tornam o ambiente mais agradável, proporcionando ótimas opções de passeios. Arte e cultura se misturam pelas ruas, praças e prédios. Os olhares de turistas e moradores se encantam com as intervenções urbanas em Porto Alegre. Quer conhecê-las?

Parede verde da Unisinos

Imagine um prédio em que o projeto arquitetônico e paisagístico valoriza as áreas verdes por 2.776 metros quadrados. Essa é a realidade da Unisinos, que possui toda essa área com a vegetação boldo. Além de uma parede completamente verde, o telhado também é coberto por essa planta. Um espetáculo para a vista e para a sustentabilidade.

Mosaico Intervenção Urbana e Mona Lisas

O Mosaico Intervenção Urbana possui várias obras instaladas nos espaços públicos da cidade, como a Casa do Estudante Universitário Aparício Cora de Almeida (Ceuaca), no centro da capital gaúcha. O projeto é assinado pela artista plástica Silvia Marcon.

As artes são compostas por corações, flores e pelo símbolo das relações pacíficas: o círculo com três linhas unidas. Mas a criação mais famosa e que ganha a simpatia dos moradores são as Mona Lisas feitas em mosaico, com várias cores e estilos.

Arte no Muro

Uma das intervenções mais antigas é a Arte no Muro, localizada na Avenida Mauá, no centro histórico de Porto Alegre. A obra foi criada em 2016 e tem a participação de grafiteiros, artistas plásticos e cartunistas locais, colorindo e valorizando o muro da Mauá.

Se Essa Rua Fosse Minha

Esse projeto tem como objetivo sinalizar as ruas do bairro Cidade Baixa, por meio de placas criativas feitas por crianças. De forma lúdica, a intervenção faz uma crítica bem-humorada à falta de sinalização do local. As placas são feitas por crianças da 3ª série, com a orientação do Shot The Shit, coletivo que realiza várias intervenções na capital gaúcha.

Fui Feliz Aqui

A frase pode parecer simples, mas surte grande efeito em quem lê: fui feliz aqui. Os adesivos com essa mensagem foram espalhados pela cidade e ganharam o Brasil e o mundo. A idealização é do designer gaúcho Fernando Stefano Kozenieski e encanta quem passa e vê.

Serenata Iluminada

Mais do que uma vista bonita, esse projeto proporciona uma experiência com a cidade. Trata-se da ocupação dos espaços públicos com instrumentos musicais e manifestações culturais, à luz de velas, lanternas e fogueira.

A proposta do evento é realizar um encontro noturno com amigos, familiares, crianças, pets e, principalmente, sorrisos. Mostrar que é possível se divertir à noite fazendo um bom uso dos espaços da capital gaúcha, como o Parque Farroupilha, onde acontece a serenata.

Esses trabalhos, mesmo pequenos, fazem uma grande diferença para quem vive ou passa pela cidade. A força dos coletivos transforma a vida urbana com criatividade, arte e cultura. Aproveite e opte por essa programação no seu próximo passeio com a família ou amigos: conhecer as intervenções urbanas em Porto Alegre.

Gostou dessas dicas? Então, siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como este. Estamos no LinkedIn,  Facebook e Instagram!

Autor

Escreva um comentário

Share This