Todos nós sabemos que as crianças precisam de liberdade para desenvolver as suas potencialidades e até mesmo para melhorar o seu entendimento com o ambiente com o qual elas se relacionam. No entanto, morando em grandes centros urbanos, ter um espaço para brincar tem se tornando algo cada vez mais raro.

A boa notícia é que, utilizando um pouco de criatividade e fazendo pequenas mudanças, você pode virar o jogo. Quer descobrir como fazer isso? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir e conheça algumas ótimas ideias para o cantinho da diversão dos seus filhos.

1. Inove na decoração

Com pequenas mudanças na decoração, você pode tornar um cômodo muito mais receptivo para os seus filhos e, mesmo sem grandes reformas, criar um espaço para brincar. Cores alegres e vibrantes são poderosas aliadas durante esse processo e podem reforçar a iluminação, sendo um estímulo à criatividade e ao entusiasmo infantil.

Procure saber o que os pequenos preferem no quarto e quais são os desejos deles, fazendo o que for possível para que gostem de estar no local. Incluir aparelhos de televisão também pode ser vantajoso, desde que você esteja atento ao que eles assistem e monitore o tempo de uso.

2. Pense na segurança

Não dá para imaginar um espaço para brincar sem pensar na segurança. Sabemos que as crianças ainda não têm uma completa noção dos perigos que as envolvem e, por isso, você precisa estar um passo adiante, especialmente se morar em um andar alto ou em cômodos mais suscetíveis a acidentes, como a cozinha ou varanda.

O ambiente de diversão deve ser descontraído, desafiador, mas também planejado. A escolha da mobília deve ser feita de forma que ela não represente um risco para os seus filhos, preferencialmente com cantos arredondados e acabamentos atóxicos, com elementos de fixação seguros e resistentes.

3. Aposte em uma lousa

Colocar uma lousa na parede pode ser uma solução muito simples, barata e eficiente para que você tenha um bom espaço de brincar para os seus filhos, afinal, uma das atividades preferidas da criançada é desenhar. Além disso, você reduz consideravelmente as chances de ter as paredes da sua casa rabiscadas.

Essa é uma opção que ajuda a fomentar a imaginação e a criatividade. Você pode comprar o item em estabelecimentos especializados ou pintar uma lousa de maneira bem visível, com um material especial que você encontra em lojas de construção, que permite colorir e apagar quando quiser. 

4. Explore a sua criatividade

Por fim, ao montar um espaço para brincar, você pode também explorar a sua própria criatividade. Em muitos casos, não é preciso comprar acessórios super caros para organizar esse ambiente. Com um pouco de habilidade e estratégia, você pode fazer uma área de diversão com muita facilidade.

Que tal montar um pequeno cantinho de leitura com os livros favoritos dos pequenos, com um tatame ou outro material no chão para que deitem? Espalhar almofadões também é uma ótima ideia, bem como algumas caixas e cestas que servirão para que guardem os seus brinquedos de forma ordenada.

Viu como fazer um espaço para brincar pode ser bem simples? Com os materiais corretos, criatividade e o cuidado com a segurança, é possível criar um local divertido que, além de tudo, pode ajudar no desenvolvimento dos pequenos!

Gostou do conteúdo? Então, você vai gostar também do nosso artigo sobre como deixar o quarto dos seus filhos mais funcional

Autor

Escreva um comentário

Share This