A casa própria é algo com que muitas pessoas sonham. Os motivos são muitos: sair do aluguel, aumentar o patrimônio, dar mais segurança à família, investir em algo seguro. Só que, ao chegar no estágio final da construção, uma enorme dúvida que surge é sobre o acabamento da obra. Afinal, como fazer para que ele esteja à altura das suas expectativas e do seu orçamento?

Então, para ajudá-lo na tarefa de identificação dos aspectos fundamentais de um acabamento, separamos abaixo algumas dicas essenciais. Confira!

Acabamento da obra: fechando com chave de ouro

A fase de acabamento da obra é aquela na qual serão incluídos os elementos que estarão à vista e que ajudarão a definir a qualidade final do projeto. Isso significa que, entre esses itens, estarão pisos, forros, louças, metais, esquadrias etc.

Assim, a escolha detalhada de cada um deles fará toda a diferença no resultado final. Uma madeira escura demais no piso, por exemplo, pode transformar a decoração de um ambiente em um grande pesadelo.

Além disso, imóveis com acabamento de qualidade são mais valorizados no mercado e proporcionam mais qualidade de vida para as pessoas que moram nele. Portanto, é muito importante que você fique atento a todos os pormenores.

Planejamento como fator de sucesso

O acabamento da obra costuma exigir muita paciência por parte dos proprietários. É normal ficar ansioso para terminar a construção, porém é preciso cuidado para não apressar o processo e comprometer a qualidade do produto final — no caso, o seu lar.

Nesse sentido, uma ótima forma de controlar os nervos é por meio do planejamento. Dedique um tempo para fazer um plano completo, incluindo etapas e checklists. Ele vai ajudá-lo a perceber o progresso já feito, a identificar o que ainda falta e a entender como cada parte se integra ao todo.

Além disso, planejar ajuda no controle do orçamento. Após tanto tempo dedicado às finanças para a compra do imóvel, nada mais justo do que ter ferramentas para controlar em que cada centavo será aplicado.

Pesquisa para eleger os melhores materiais

Mais da metade do valor de uma construção costuma ser aplicado no acabamento da obra. Assim, se tiver que elaborar uma lista de prioridade para alocar o orçamento, comece pelos pisos.

Com o passar do tempo, eles são os itens que costumam sofrer os maiores desgastes. Portanto, precisam ser de ótima qualidade e adequados ao espaço. Nos banheiros, por exemplo, eles precisam ser antiderrapantes para evitar acidentes.

Dê atenção especial, também, à durabilidade. De nada adianta poupar na compra, adquirindo materiais mais baratos, e ter que, pouco tempo depois, fazer uma troca ou reposição. Casa é feita para dar prazer e não dor de cabeça.

Cuidado na escolha do estilo

Tudo bem querer que sua casa seja estilosa, mas é preciso sempre levar em consideração que há modas que são passageiras. O mercado da construção está em constante evolução. Assim como no da moda, nele também surgem diferentes e inusitadas opções para fazer o acabamento.

No entanto, na hora de decidir, não se renda ao que você vê em fotos ou vídeos: leve em consideração o seu estilo; a qualidade e a facilidade de compô-lo com diferentes elementos. Faça a personalização com detalhes e com objetos decorativos.

Então, a não ser que você esteja preparado para viver por anos com uma pia de cozinha laranja fluorescente — ou disponha de recursos para trocá-la assim que der vontade — opte por opções mais clássicas e atemporais.

Importância da execução

Por fim, para conseguir que o acabamento da obra seja de extrema qualidade, não abra mão dos bons profissionais. Eles certamente vão auxiliar você a definir os melhores acabamentos e a garantir um bom uso dos materiais.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas para conseguir um excelente acabamento da obra! Se está procurando mais informações para adquirir seu imóvel com acabamento de primeira, entre em contato com a gente. Estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas!

Autor

Escreva um comentário

Share This