A capital do Rio Grande do sul é uma cidade de muitos encantos e roteiros, além de uma boa dose de História! É nesse contexto que falamos do Centro Histórico de Porto Alegre.

O bairro é uma referência não só para o município, mas para todo o país. Quer ter um dia de passeio agradável com toda a família? Vá ao Centro Histórico! Há uma ampla gama de pontos turísticos por lá — e separamos alguns que você precisa conhecer:

Mercado Público

O encantador Mercado Público de Porto Alegre fica na maior construção feita na cidade até o ano de 1869 e traz toda a diversidade que já passou por ali. O prédio resistiu a quatro incêndios e abriga, em seu interior, mais de uma centena de lojas das mais diversas categorias.

É possível encontrar alimentos, bebidas e produtos artesanais ou típicos no local. E sabe o que mais? O mercado disponibiliza a comodidade da loja online! O estabelecimento funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30min a 19h30min, e sábado, entre 7h30min e 18h30min.

Casa de Cultura Mário Quintana

O antigo Hotel Majestic, edifício imponente e referência no município, foi transformado em casa de cultura. E o homenageado é o poeta Mário Quintana, que residiu no hotel por muitos anos.

Em 1982, o estabelecimento foi vendido ao governo pelo Banrisul e, um ano depois, tornado patrimônio histórico. A edificação foi adaptada ao novo uso, contando com um acervo de obras para visitação e inúmeras outras programações.

Vale a pena conferir o site do local! A visitação ao público ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, ou aos sábados e domingos, das 12h às 21h.

Praça da Matriz

Seu nome oficial é Praça Marechal Deodoro, mas a Praça da Matriz é assim chamada devido ao fato de ficar próxima da Igreja da Matriz. O local que, inicialmente, abrigava um cemitério, foi o ponto escolhido para receber o palácio do governador.

A bela praça com ajardinamento tem vários pontos de interesse em suas proximidades. Sem dúvidas, vale a visita!

Palácio Piratini

Sede do poder executivo do Estado do Rio Grande do Sul, esse é um dos pontos que devem ser visitados na Praça da Matriz. O prédio, hoje com 96 anos, já abrigou cerca de 40 governantes.

Considerado Patrimônio Histórico e Artístico do Estado desde 1986, o local (e seu estilo neoclássico) encanta aqueles que o visitam. Não se esqueça de que o tour é guiado, e a visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e de 14h30min até 17h.

Museu Júlio de Castilhos

O edifício formado por dois casarões é o museu mais antigo de Porto Alegre. Ele conta com um ótimo acervo e muitas relíquias históricas.

Para quem quer conhecer melhor a História brasileira e do Rio Grande do Sul, esse local tem muito a oferecer. A visitação é aberta de terça-feira a sábado, das 10h às 17h.

Pegue seu mapa, anote os pontos de interesse e visite os lugares maravilhosos que o Centro Histórico de Porto Alegre tem a oferecer. Se o passeio for num dia ensolarado, aproveite para se encantar caminhando no meio de tantas histórias!

E que tal conhecer um pouco mais sobre outros bairros da cidade? Boa leitura e até a próxima!

Autor

Escreva um comentário

Share This