Se você deseja adquirir uma casa ou um apartamento, é porque busca por mais comodidade e estabilidade para a sua família. Afinal, viver de aluguel pode ser muito incômodo, impedindo que você aproveite a cidade em que vive e a companhia familiar. No entanto, antes de efetuar essa transação, é preciso se atentar à documentação para comprar um imóvel.

Ninguém gosta de burocracia, não é mesmo? Mas contar com essa série de documentos é fundamental para que você não tenha nenhum problema com a aquisição. Para saber quais são eles e encontrar outras informações relevantes, continue lendo o post!

RG

O famoso Registro Geral (RG), também conhecido como carteira de identidade, é a principal identificação civil no território brasileiro. Os dados que ele traz variam segundo o órgão emissor, que muda de acordo com o estado onde é emitido.

Ainda assim, ele geralmente contém o nome do titular, sua filiação, sua data de nascimento e uma foto. Caso você tenha perdido o seu, é preciso retirar uma segunda via.

CPF

A emissão do cadastro de pessoas físicas (CPF) é de responsabilidade da Receita Federal brasileira, que é mantida pelo Ministério da Fazenda. No site da entidade, inclusive, você encontra diversos serviços úteis relacionados ao cadastramento. Ele sempre tem 11 dígitos.

Certidão de estado civil

Se você é casado ou vive em união estável com regime de bens, é preciso apresentar a documentação que vocês obtiverem em cartório ao formalizar a relação segundo a lei.

Isso é necessário porque, perante o Estado, vocês estão realizando a compra em família. Portanto, é preciso comprovar situação no ato da compra, certo?

Certidão Negativa de ações na Justiça do Trabalho

Essa certidão, que é emitida de forma online pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), também é conhecida como Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas. Seu principal intuito é provar que você, como pessoa física ou jurídica, não sofre com nenhuma ação na justiça por causas referentes ao âmbito trabalhista.

O ponto positivo é que ela fica pronta em poucos minutos e é válida por 180 dias após a data de expedição.

Certidão Negativa de ações na Justiça Federal

Assim como o documento do tópico anterior, o intuito aqui é mostrar que você está livre de processos na Justiça Federal. Ela pode ser emitida no próprio site da instituição. Não se esqueça de ler o manual com as instruções para não ter problemas com a emissão.

Outras documentações para comprar um imóvel

Se você está procurando por um apartamento ou por uma casa que ainda estejam na planta, lembre-se de checar informações a respeito da construtura ou incorporadora responsável.

Caso seja comerciante, você ainda precisará certificar a quitação dos tributos federais. Comprovantes de renda, como holerites e afins, também podem ser necessários.

Quanto mais atualizada estiver a sua documentação para comprar um imóvel, maior é a chance de você não encontrar entraves burocráticos para realizar o sonho da casa própria.

Se você gostou deste artigo, assine gratuitamente a nossa newsletter para receber outros conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Autor

Escreva um comentário

Share This