Um dos investimentos mais populares no Brasil é o mercado imobiliário. Isso porque comprar imóveis traz diversas vantagens para quem não quer perder dinheiro ou ver seu patrimônio se desvalorizar.

Entretanto, é fundamental ter planejamento para poupar muito, pesquisar e fechar o melhor negócio. No final, o resultado valerá a pena, pois são vários os benefícios de ter uma casa ou apartamento próprios como uma forma de ganhar dinheiro.

Ficou interessado? No post de hoje, mostraremos alguns pontos positivos de se comprar imóvel para investir. Confira!

Segurança

O investimento em um imóvel é um dos mais seguros que existe quando falamos em oscilação de preços e lucros.

Primeiramente, imóveis são bens duráveis. É algo que dificilmente desvaloriza, como acontece com um carro, por exemplo. Além disso, eles não têm o alto risco de outras formas de investimento, como o mercado de ações.

É por isso que comprar imóvel é uma atitude de investidores pequenos e grandes. Repare que mais ricos possuem parte do patrimônio em imóveis, justamente para não ficarem sujeitos às variações da economia. Com isso, resguardam parte da fortuna que acumularam ao longo dos anos.

Valorização

Outra vantagem dos imóveis é a valorização com o passar do tempo. Voltando ao exemplo do carro: é um bem que será vendido por um preço mais baixo do que quando foi comprado. Ou seja, ele desvaloriza. Ações da bolsa também podem passar pelo mesmo processo.

Com um imóvel, ocorre o contrário: ele se valoriza ao longo dos anos, seja por estar bem localizado, seja porque você fez melhorias nele que agregaram valor, ou ainda porque a economia está aquecida.

Não se esqueça de considerar também gastos como impostos e reformas, mas isso faz parte da manutenção de algo próprio que valerá mais a cada dia.

Proteção da inflação

A inflação é uma das grandes vilãs para quem deseja investir. Ela corrói valores que estão na poupança e em investimentos de baixa rentabilidade, sem contar a diminuição do poder de compra, a imprevisibilidade, etc.

Um imóvel está protegido disso, já que o índice que regula valores de compras, transações e aluguéis é o INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Ele oscila muito menos do que a inflação geral, deixando tudo mais estável.

Fonte de renda

Falando em aluguel, esta é uma das possibilidades mais atrativas e populares entre quem compra um imóvel.

Alugar sua casa ou apartamento significa ter uma fonte de renda que exige pouquíssimo esforço e que será mantida enquanto durar o contrato de aluguel. Ao mesmo tempo, o imóvel continua em processo de valorização.

Se desejar, você pode vendê-lo mais à frente, garantindo que ganhará um valor mais alto do que aquele que foi pago no momento da compra

Diversificação de investimentos

Uma das regras de ouro para investir bem é diversificar. Quem obtém sucesso nesse meio nunca concentra toda a sua renda em um único tipo de investimento, e existe um motivo para isso.

Os investimentos têm características diferentes, como risco, lucro, possibilidade de resgate, custo de manutenção, etc. Por isso, ter várias opções para investir é uma medida que traz segurança e potencializa os rendimentos de maneira geral.

Pelos motivos que apresentamos aqui, comprar um imóvel é um bom tipo de investimento para quem quer começar a investir, pois traz ganhos e, principalmente, segurança.

Quer saber mais sobre o que o mercado imobiliário tem para você? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Autor

Escreva um comentário

Share This