Dizem que o lugar mais acolhedor da casa é a cozinha não é mesmo? O estilo de cozinha americana possibilita maior integração entre quem está cozinhando e o restante da família, por isso, vem sendo muito adotado.

Neste modelo a cozinha fica incorporada à sala, assim, é possível conciliar os momentos de preparo das refeições com a companhia de familiares e amigos. Com a rotina agitada, nada melhor do que aproveitar todas as brechas da agenda e dividir o tempo com quem se ama, não é?

Você já conhece essa opção? Confira, no post de hoje, algumas dicas para planejar um ambiente integrado e acolhedor para sua casa!

A popularização da cozinha americana

As cozinhas tradicionais eram amplas e abrigavam também o local para fazer refeições. Com o passar dos anos a sala de jantar foi separada da cozinha, criando ambientes menores e mais fragmentados.

A cozinha americana veio como uma alternativa. Nessa opção a separação de ambientes se dá por meia parede ou bancada, proporcionando o efeito de união entre os cômodos, amplitude e aconchego.

A bancada fica comum à sala e à cozinha, podendo ser usada para refeições rápidas ou como suporte. O modelo vem sendo muito utilizado, pois, possibilita um melhor uso dos espaços, além de tornar o momento de preparação dos alimentos um instante de convívio.

A ideia pode ser considerada tanto para aproveitamento de pequenas áreas, como otimização do tempo em casa.

Se outrora a cozinha era considerada área pertencente aos serviços da casa, hoje é vista como área social e de convivência. A proposta permite unir os ambientes e dá a sensação de aconchego, pois une a família nos mais diversos momentos.

As dicas para ter uma cozinha americana

Invista na decoração

Como a cozinha passa a ser parte social da casa, é importante que sua decoração seja condizente com o estilo adotado nas demais partes sociais. Portanto, escolha os eletrodomésticos de acordo com o restante do décor.

Aproveite a união dos ambientes para utilizar peças que destaquem, mas lembre-se de tomar muito cuidado para não deixar a bagunça à mostra.

Selecione o tipo de ilha adequado

A ilha, elemento marcante da cozinha americana — que usualmente é o anteparo de separação entre a sala e a cozinha —, deve ser pensada de forma que atenda as necessidades do usuário.

Ela pode ser utilizada para preparo de alimentos, para refeições rápidas, para armazenamento de utensílios e eletrodomésticos, ou simplesmente pode ser uma bancada de apoio.

O uso deve ser considerado e avaliado para decidir qual o melhor modelo. Lembrando que a bancada de separação pode ser feita em alvenaria, mobiliário ou pedra, dependendo do efeito estético desejado e do uso mais frequente.

Use o mesmo tipo de piso nos dois ambientes

Outra dica é utilizar o mesmo piso na sala e na cozinha. Seguir com o mesmo revestimento aumenta a sensação de amplitude do ambiente, que é ótima para pequenos espaços e incrementa a percepção de ser uma área comum.

E você, já conhecia as vantagens de uma cozinha americana? Quer saber mais dicas para sua casa e dia a dia? Curta nossa página no Facebook e confira todas as atualizações!

Autor

Escreva um comentário

Share This