O Enem é uma prova anual feita pelo Ministério da Educação. O objetivo do teste é medir as competências de alunos que terminaram ou estão no fim do ensino médio, contando pontos para entrar em universidades federais ou usados como critérios de desempate em outras instituições e cursos.

Depois da contagem, é comum divulgar uma lista com a pontuação de cada escola com base nos resultados dos alunos, formando um ranking tanto com escolas particulares quanto estaduais e federais, entre outras. Claro que não é apenas a pontuação no Enem que define a qualidade de ensino na escola. Porém, há diferenciais que se refletem nessa pontuação. Então, é sempre bom ficar atento aos detalhes!

Neste post, separamos 3 escolas públicas de Porto Alegre que estão no ranking mais atual, mostrando os diferenciais de cada uma. Confira!

1. Centro de Ensino Médio Tiradentes — CEM

O CEM é uma instituição gerenciada pela Secretaria de Segurança Pública, com a coordenação direcionada, principalmente, para gestores indicados pelo Comando da Brigada Militar. Ou seja, sua base como escola pública de Porto Alegre é o equilíbrio entre formato padronizado no ensino médio e direcionamento para conhecimentos básicos da filosofia militar, construindo um ambiente que:

  • estimula a liberdade de escolha dos alunos;

  • forma a autonomia e a proatividade;

  • constrói a valorização pessoal;

  • foca nas necessidades da comunidade escolar, considerando desde os alunos até o corpo docente e funcionários.

O CEM também possui avaliações de aprendizado trimestrais, acompanhando o desenvolvimento do aluno e seu crescimento escolar. Além disso, busca estabelecer o máximo de interação entre a escola, a família e a comunidade, com ações participativas que moldam a visão global do estudante.

2. Colégio Militar de Porto Alegre — CMPA

Para ingressar no CMPA, o estudante precisa ter concluído o 6º ano do ensino fundamental e prestar uma prova de matemática e outra de português. Além da avaliação médica, odontológica e análise do desempenho escolar.

Lá dentro, a proposta pedagógica é desenvolver ao máximo as capacidades do aluno, seguindo 3 objetivos:

  1. aprimorar suas habilidades para se tornar um indivíduo autônomo;

  2. qualificar para o futuro trabalho;

  3. preparar o cidadão para uma vida consciente.

A partir disso, o estudante é imerso em planos de aula e projetos de estudo que, além de prepará-lo para as provas de fim de ano, impulsionam o aprendizado real e princípios como gosto pela pesquisa, valores familiares, respeito às diferenças e regras coletivas, capacidade crítica de julgamento, prática de atividades físicas e rotina saudável.

Essa base de qualidade para o aluno, com certeza, é um dos principais motivos para a posição de destaque no Enem.

3. Escola Estadual de Educação Básica Gomes Carneiro

Diferentemente das anteriores, a Gomes Carneiro não possui ligação com a Secretaria de Segurança Pública, nem tem vínculo com universidades ou institutos federais. Sua posição é destaque entre as escolas públicas de Porto Alegre pela forma que lida com problemas comuns para o tipo de instituição.

Afinal, mesmo com dificuldades financeiras e estruturais rotineiras em escolas públicas, há um engajamento muito forte entre a gestão e os professores, que fazem de tudo para que os projetos de ensino apresentem a melhor qualidade para os alunos.

Além disso, a participação dos pais no desempenho dos filhos é um ponto extremamente diferenciado na Gomes Carneiro. De acordo com a diretora Susana Silva de Souza, a comunidade e os pais estão sempre engajados com as atividades, projetos e problemas da escola, criando um grupo para apoiar tanto a equipe acadêmica quanto os estudantes. Essa interação, com certeza, faz muita diferença no aprendizado e influencia diretamente na nota do Enem, que nunca decepciona!

Gostou de saber um pouco mais sobre as escolas públicas de Porto Alegre com melhores médias no Enem? Para ficar sempre atualizado com dicas e informações interessantes, assine nossa newsletter e não perca as novidades!

Autor

Escreva um comentário

Share This