Você sabia que a infância é uma época em que as crianças não podem ter barreiras para a imaginação? Isso não é por menos, pois existem estudos que comprovam que os pequenos que têm sua criatividade estimulada possuem mais capacidade em solucionar problemas quando adultos.

E o melhor local para elas desenvolverem sua mente inventiva é o seu cantinho. Por isso, é importante que os pais criem um quarto funcional para seus filhos, pois, além de proporcionar segurança às crianças, fica mais fácil mantê-lo organizado.

Continue a leitura deste artigo e descubra algumas boas dicas para deixar o espaço dos pequeninos mais funcional e confortável. Vamos lá?

Transforme o quarto em um ambiente agradável

O primeiro passo é transformar o quarto infantil em um ambiente agradável, em que a criança se sinta bem. Para isso, é necessário que ele tenha bastante espaço, seja arejado, funcional e confortável.

Outro ponto importante é deixá-lo sempre organizado. Mesmo que pareça ser impossível manter o quarto de seu filho arrumado por muito tempo, é possível estimular o hábito de organização nos pequenos.

Para incentivar ainda mais a criatividade, é importante fazer com que a decoração do ambiente instigue a imaginação. Por esse motivo, o quarto precisa ter um tema encantador e que agrade a criança, deixando o cômodo com a cara dela e a estimulando a cuidar melhor desse espaço.

Opte por poucos móveis que sejam funcionais

Para uma criança ter um bom desenvolvimento, é essencial que ela tenha espaço — seja para poder fazer suas tarefas escolares, seja para brincar. Em vista disso, é importante que o quarto infantil não tenha muitos móveis, mantendo apenas os básicos que proporcionam funcionalidade ao ambiente.

Para otimizar ainda mais o espaço, uma boa dica é adquirir móveis multifuncionais. Eles são perfeitos na organização do quarto, pois têm vários lugares que permitem guardar objetos.

Existem camas suspensas, tipo um beliche, que, na parte de baixo, é possível encontrar uma escrivaninha para a criança estudar e armários para guardar a roupa ou os brinquedos.

Facilite o acesso aos itens mais utilizados

Para que o quarto se mantenha sempre organizado, é importante deixar os brinquedos mais utilizados em um local de fácil acesso. Apesar de ser fácil manter o quarto organizado ao guardar tudo em caixas, a criança pode se estressar ao não achar o que procura e fazer grande bagunça.

Dessa forma, o ideal é que o quarto conte com prateleiras ou com armários que permitam expor esses brinquedos. Assim, sempre que desejar, a criança poderá pegar facilmente esses itens.

Mantenha tudo em seu lugar

Um dos maiores problemas de um quarto infantil é a necessidade de estar sempre organizando o espaço. Às vezes os pais se assustam com a quantidade de brinquedos espalhados em tão pouco tempo.

Para resolver esse problema, além de ensinar a criança a importância de manter os objetos em seu devido lugar, é preciso investir em espaço para guardá-los.

Uma boa dica são caixas organizadoras transparentes, as quais permitem às crianças enxergarem onde estão os seus brinquedos favoritos. Apesar de simples, isso evita que o seu filho tire tudo do lugar para encontrar o que procura.

É fundamental que os pais tenham em mente que um quarto funcional é essencial para o desenvolvimento de seus filhos. Logo, esse espaço deverá ser construído visando o uso e o bem-estar do pequenino.

E aí? Gostou do post? Aproveite a visita e saiba quais são os 4 melhores cinemas de Porto Alegre para passar ótimos momentos em família. Até a próxima!

Autor

Escreva um comentário

Share This