Ficar perto das pessoas que amamos é essencial para um bom relacionamento dentro da sua casa. Afinal, pais presentes ajudam a melhorar a saúde emocional dos filhos e a fortalecer os laços afetivos. No entanto, diante dessa vida corrida que levamos hoje em dia, parece ser difícil saber como passar mais tempo com a família.

Felizmente, há diversas maneiras de se conseguir isso. Fique tranquilo: não vai ser necessário largar o seu trabalho ou ignorar seus amigos.

Quer saber como? Acompanhe nosso post e saiba como dedicar mais tempo a seus familiares. Confira!

Faça uma lista de prioridades

Quando você organiza as suas obrigações, fica mais claro enxergar como, sim, há tempo suficiente para passar com a família.

Faça uma lista com as suas tarefas diárias e divida-as em categorias. Separe aquelas que você realmente precisa fazer e as que podem ser delegadas. Dessa forma, você consegue reparar se você está fazendo algo somente por culpa ou hábito. Se isso for realmente constatado, ignore essas tarefas.

Se questione se existe alguém do seu convívio (o cônjuge, a babá, um colega de trabalho, o vizinho) que pode fazer as tarefas delegáveis. Você vai perceber que sempre há alguém disposto a te ajudar.

Não leve trabalho para casa

A produtividade no trabalho cria espaço para um tempo mais relaxado em casa. Você pode fazer mais no escritório, evitando congestionar de tarefas da empresa o tempo que deveria ser da sua família.

Além de aumentar sua produtividade no trabalho, busque maneiras de ficar mais em casa (por exemplo, fazendo reuniões via Skype). Veja como a empresa pode te ajudar a ter mais tempo de qualidade.

Conserte as coisas junto com seus filhos

A pia da cozinha está quebrada? A parede da sala de estudos precisa de pintura? Saiba que as crianças adoram ajudar no conserto dessas coisas.

Para nós, adultos, pode parecer uma tarefa chata e mundana. Para elas, é uma oportunidade divertida de entender como as coisas funcionam.

Consertar coisas permite que vocês planejem em conjunto, o que dá muito tempo para interagir e se conhecerem melhor.

Jante mais vezes em casa

Vale a pena deixar o trabalho mais cedo, ou agendar tarefas para outro dia, para chegar em casa a tempo de sentar-se para jantar.

Comer com a família permite que você faça parte das conversas diárias. Faz ainda com que você se mostre presente, ouvindo as histórias de cada um e respondendo a qualquer dúvida que tenha ocorrido durante o dia. Não abra mão disso!

Agrade as crianças

Elas querem ir ao parque? O filme do herói que elas gostam está em cartaz? Com apenas algumas horinhas do seu fim de semana, você estará com as energias renovadas para encarar novamente a rotina diária.

Crianças adoram surpresas. Por isso, se você não tem tempo para vê-las antes de ir para o trabalho, deixe um pequeno vídeo ou um bilhete para elas. Tenha certeza: seus filhos ficarão encantados de receber uma mensagem sua.

E você, tem alguma dica de como passar mais tempo com a família? Então, conte para a gente na seção de comentários deste post!

Autor

Escreva um comentário

Share This