Quando falamos em escolher um lar, deve-se considerar bem mais que as condições do imóvel, pois é uma das escolhas mais importantes feitas ao longo da vida. Sim, sabemos que mudanças podem acontecer, mas quando se pensa em adquirir um imóvel, os planos de permanecer nele e torná-lo o seu lar consiste em um horizonte maior que alguns poucos meses.

Quando pensamos em imóvel para investimento a avaliação é mais simples, porque basta verificar as condições da edificação, a valorização da região e a facilidade de venda. Mas quando estamos falando na morada da família, os critérios são bem diferentes.

Confira cinco dicas para auxiliar na hora de escolher um lar!

1. Avalie a localização

A localização não considera apenas se o imóvel está em um bom bairro, mas também se está próximo dos pontos de interesse da família, como os locais de trabalho, escola, mercados, farmácia, ou mesmo a proximidade de outros familiares. Estar próximo dos pontos de interesse pode resultar em menos tempo de deslocamento e mais tempo aproveitado com a família!

Também é importante considerar se o estilo de vida do local é condizente com as suas expectativas. Por exemplo, uma família com filhos pequenos possivelmente não se adaptaria a um bairro boêmio.

2. Conheça seu programa de necessidades

É importante que a família saiba de quantos e quais cômodos precisa e quais são menos relevantes. Nesse ponto é importante saber que a casa dos sonhos pode ser adaptada às condições financeiras. Por exemplo, por mais que seja um sonho ter uma área de festas, caso extrapole o orçamento é preciso avaliar o que pode ser cortado da lista.

Saber qual perfil de imóvel melhor atende às necessidades de sua família também pode facilitar as buscas para avaliar a viabilidade de morar em apartamentos, condomínios ou casas. Neste quesito, podem pesar dados, como a segurança, os benefícios proporcionados pelo condomínio, entre outros, vai depender do perfil da família.

3. Compreenda as opções de financiamento

É comum que na primeira compra os proprietários não conheçam as possibilidades de subsídio disponíveis. Para evitar surpresas ou pequenos problemas, é muito importante avaliar as opções ofertadas tanto pelos bancos quanto pelas financeiras particulares.

4. Escolha entre nova ou usada

Avaliar a possibilidade de comprar uma casa pronta para morar pode conquistar pela praticidade, mas é preciso ponderar a fundo e com mais calma. Caso opte por um imóvel usado, é muito importante vistoriar as condições de manutenção, quais sistemas precisarão ser substituídos, o que pode até ser utilizado como ponto de negociação.

Quando considerar um imóvel novo, verifique obras já executadas pela construtora, consulte se os padrões de acabamento utilizados lhe satisfazem e procure empresas que apresentem diferenciais, como a qualidade de execução em construtoras que saibam a importância de um lar!

5. Visite o imóvel diversas vezes

Visite o local em variados horários do dia, pois desta forma você pode ter um parâmetro melhor das condições de vizinhança e das características da edificação, como insolação e ventilação. Se possível, faça uma visita acompanhada por um profissional, engenheiro ou arquiteto, de modo a verificar possíveis pontos de umidade ou eventuais dificuldades que podem ocasionar problemas no dia a dia.

Na hora de escolher um lar é preciso avaliar diversos fatores e colocar na ponta do lápis quais são os pontos indispensáveis para você e a sua família. Assim, vocês poderão aproveitar mais tempo em seu lar doce lar!

Quer uma ajudinha nesta etapa tão importante de sua vida? Entre em contato conosco!

Autor

Escreva um comentário

Share This