Você se mudou para a capital gaúcha há pouco tempo, ainda está conhecendo a cidade e está em busca de uma boa instituição de ensino para o seu filho? Há diversas opções de escolas em Porto Alegre, mas antes de sair matriculando o seu pequeno em qualquer uma delas, é importante verificar se trata de uma rede estudantil de qualidade e que atende às suas expectativas.

Essa escolha vai muito além do valor da mensalidade. Afinal, as crianças passam em média quatro horas por dia estudando, logo é imprescindível optar por uma instituição que preze desde a segurança até a formação qualificada do seu filho. Confira abaixo o que você deve avaliar na hora de escolher a melhor escola em POA.

Avalie a infraestrutura da escola

Porto Alegre tem um clima bastante peculiar   no inverno as temperaturas são amenas, enquanto que no verão podem atingir a casa dos 40ºC. Em vista disso, você não quer que o seu filho fique exposto ao frio e nem passe calor excessivo, não é mesmo? Por isso, é importante avaliar a infraestrutura da escola: se oferece salas confortáveis, ar-condicionado e se tem uma estrutura predial em boas condições.

Além disso, verifique se a instituição de ensino gaúcha tem uma biblioteca bem equipada e laboratório multimídia, uma vez que a tecnologia está cada vez mais presente na educação e é essencial para a realização de pesquisas e trabalhos escolares.

A escola também deve ter espaços específicos para as aulas de educação física e laboratórios para atividades práticas, como as de ciências e artes. Isso torna o processo de aprendizagem mais enriquecedor e completo.

Analise a capacitação do corpo docente para escolher escolas em Porto Alegre

Não basta apenas gostar de criança, para trabalhar em uma escola, os profissionais também têm que saber educar. Portanto, antes de fazer a matrícula do seu filho, procure analisar todo o quadro de funcionários, tendo um cuidado especial em relação ao corpo docente. Lembre-se que os professores são os modelos de adultos que os alunos têm dentro da sala de aula.

Para saber se os educadores são qualificados e bem avaliados, é possível consultar o perfil deles no próprio site da instituição de ensino, além de conversar com os pais que já possuem filhos estudando no local e questioná-los como é o tratamento dado às crianças.

Pesquise sobre o programa de ensino trabalhado

Ao visitar a escola em POA, você deve pedir para conhecer o programa de ensino trabalhado durante o ano letivo. As linhas pedagógicas da educação contêm algumas direções principais, tais como: a construtiva, a tradicional, a Waldorf e a montessoriana. Essas diretrizes são os princípios educacionais básicos, incluindo desde a prioridade da alfabetização ou não, até os tipos de brincadeiras que serão usadas para estimular a aprendizagem.  

Muitas escolas costumam trabalhar com mais de uma linha pedagógica. Fica a cargo dos pais checarem como funciona a rotina de ensino e, juntamente, com a equipe indagar como se dá o processo de desenvolvimento da instituição. Também é importante constatar se o planejamento da escola atende às suas expectativas e às necessidades da criança.

Confira se há oferta de atividades extracurriculares

Você quer que o seu filho seja fluente em inglês, aprenda música e participe de atividades culturais, ou simplesmente pratique um esporte depois da aula? Então, procure saber se a escola oferece atividades extracurriculares para complementar a formação dos alunos.

As atividades oferecidas fora da grade curricular normal, são importantes para promover o aprimoramento das habilidades cognitivas, motoras, mentais e sócio-afetivas da criança.

Para garantir que o seu filho será bem cuidado e receberá uma educação de qualidade, visite as escolas em Porto Alegre em horário de aula, observe como o ambiente funciona, converse com os funcionários, tire todas as suas dúvidas e informe-se sobre a reputação da instituição de ensino.

Gostou desse post? Siga as nossas redes sociais para acompanhar nossos conteúdos exclusivos!

Autor

Escreva um comentário

Share This