O bairro Passo D’Areia fica localizado na zona norte de Porto Alegre e faz limites com dois bairros ao sul, Higienópolis e São João. Igualmente ao norte, apenas toca as extremidades do bairro Cristo Redentor.

A história do bairro está relacionada ao crescimento industrial e ao desenvolvimento urbanístico de Porto Alegre. Inicialmente, próximo ao ano de 1940, ele ainda necessitava de moradores. Como era uma área relativamente afastada e os veículos da época eram de tração animal, era difícil se locomover até lá.

Porém, logo em 1941, pessoas começaram a migrar para o bairro. Algumas das pessoas que se mudaram para lá, inclusive, dizem ter sido motivadas pelas enchentes que ocorriam em grande escala em outros bairros de Porto Alegre.

Se você ficou interessado e quer saber um pouco mais sobre a história e as características do bairro, confira este post!

A origem do nome Passo D’Areia

O nome foi dado ao bairro por causa de um riacho apelidado de Ibicuiretã um nome que surgiu dos indígenas que viviam na região e significa “água que corre sobre pó”. Esse nome foi dado pois era possível ver um pouco da areia em algumas partes do rio.

Entretanto, conforme o tempo foi passando o Ibicuiretã ficou poluído e, então, devido ao mau cheiro, o rio infelizmente precisou ser aterrado.

Vila do IAPI

Em meados de 1946, iniciou-se a construção da Vila dos Industriários, popularmente conhecida como a Vila do IAPI. Ocupava um total de 67 hectares e, para a época, era considerado um condomínio inovador e moderno.

A criação da Vila foi extremamente importante para o crescimento da região, pois com o crescimento populacional do bairro, o governo deu mais atenção e forneceu mais infraestrutura como meios de transporte, água, energia elétrica e coleta de lixo.

Além disso, é necessário ressaltar que a Vila dos Industriários foi introduzida no bairro através da lei municipal nº 2.022 de 7 de dezembro de 1959. Entretanto, é tida como patrimônio histórico para Porto Alegre, uma vez que carrega consigo grande beleza arquitetônica.

À título de curiosidade, a origem do nome IAPI se dá em referência ao Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Industriários, uma vez que eles financiaram o projeto do condomínio.

As características atuais do bairro

O Passo D’Areia é um local misto, com comércio e área residencial, e atualmente é uma zona que não depende do centro da cidade para sua subsistência.

O bairro contém diversas opções de lazer, como quadras poliesportivas, o Estádio Alim Pedro e o Largo Elis Regina. Ao norte também é possível observar a presença do Shopping Iguatemi e do Bourbon Country, ambos amplamente frequentados pela população.

Ainda por cima, a região conta com escolas do nível fundamental, médio e superior e todas elas possuem capacidade de atender os moradores do bairro e também dos arredores.

O crescimento do bairro é algo estonteante que carrega uma história incrível, além de uma arquitetura invejável. Até os dias atuais, o local conta com algumas poucas indústrias, porém detém diversas zonas de comércio e também de moradia.

Se você achou esse post interessante sobre o bairro Passo D’Areia, não deixe de curtir nossa página no Facebook e ter acesso a diversos conteúdos similares diretamente no seu feed de notícias!

Autor

Escreva um comentário

Share This