Um dos maiores objetivos de vida da maioria dos brasileiros é sair do aluguel e, consequentemente, ter a oportunidade de adquirir a casa própria. Afinal, conquistar esse sonho significa que você está investindo em um bem que será para toda a vida e também é o começo da construção de um patrimônio.

Mas, para atingir esse estágio de investimento, é preciso organizar as finanças e planejar os gastos mensais. Também é importante saber gerir todos os seus rendimentos focando determinados objetivos. Além do mais, hoje existem diversas alternativas que o ajudarão a comprar o seu imóvel, tais como consórcios e financiamentos, por exemplo.

Neste post, você vai descobrir bons motivos para organizar as suas contas e começar a partir de agora a planejar a compra do seu tão esperado imóvel. Confira!

1. Começar a construção do seu patrimônio

Normalmente, a aquisição de um carro ou um imóvel é o primeiro passo para a construção de um patrimônio pessoal. Quanto mais cedo você tiver essa consciência, mais facilmente conseguirá conquistar bens duráveis que poderão ser desfrutados ao longo de toda a sua vida.

Então, ao escolher o imóvel para a compra, lembre-se de que ele será usado por muitos anos e precisará atender as suas necessidades, como tamanho, funcionalidade, localização, entre outros detalhes que fazem diferença.

2. Sair do aluguel significa liberdade

Quem vive de aluguel sofre para fazer até mesmo pequenas adaptações no imóvel. É necessário ter cuidado com pinturas ou qualquer outro tipo de alteração, desde a simples colocação de um prego para pendurar um quadro até uma mudança que exige reforma.

Ou seja, em situações como o aumento da família e a necessidade de construção de um novo quarto, por exemplo, você estará limitado em um imóvel alugado — que, ao final do contrato, deverá ser entregue exatamente como estava na vistoria realizada antes de você se mudar.

3. Pagar aluguel é investimento sem retorno

Todo mundo que paga aluguel sabe que esse investimento nunca oferecerá qualquer tipo de retorno, o que já é uma razão mais do que suficiente para você começar a se planejar para morar na própria residência.

Lembre-se, também, de que ao tomar a decisão de sair do aluguel é preciso levar em consideração alguns detalhes para a escolha do imóvel certo para a compra, como uma casa ou apartamento que seja compatível com a sua renda e que esteja em boa localização, por exemplo.

4. Dar segurança e estabilidade para a sua família

Não há como negar que ter a própria casa significa maior estabilidade e a segurança de um futuro mais tranquilo para a sua família. Por mais que um financiamento seja pago ao longo de muitos meses, em um prazo determinado você conseguirá quitá-lo.

E também existe a possibilidade de você planejar o orçamento mensal para antecipar o pagamento das parcelas da casa. Assim, em um tempo muito menor terá o bem totalmente pago.

5. Apostar no melhor tipo de crédito para você

Hoje, os bancos oferecem alternativas, como consórcios, empréstimos e financiamentos voltados para a compra de imóveis, ou seja, você tem diferentes possibilidades para sair do aluguel.

Somente é preciso escolher qual é o melhor para o seu nível de renda e organizar as finanças para conseguir ter um valor para oferecer como entrada, no caso de financiamento, ou lance, se optar pelo consórcio.  

E você, também já faz planos para sair do aluguel? Não se esqueça de conferir o post que já fizemos para ajudar a escolher o seu apartamento!

Autor

Escreva um comentário

Share This