Com esforço e planejamento financeiro, cada vez mais famílias estão comprando o seu próprio lar. Mas antes de aproveitar todos os benefícios dessa realização, é preciso tomar uma série de cuidados para garantir um bom negócio e evitar problemas.

Para não ter arrependimentos ao comprar um imóvel, é necessário realizar a vistoria com muita atenção. Você deve observar, principalmente, questões estruturais que podem acabar passando despercebidas por quem não trabalha com engenharia.

Para te ajudar, listamos 5 itens que merecem atenção. Confira!

1. Instalações hidráulicas

Um dos aspectos mais importantes de uma casa é a sua estrutura de encanamento. É muito importante saber se ela está em boas condições e não apresenta falhas. Isso vale tanto para imóveis novos quanto usados.

Ao visitar uma casa ou apartamento, acione as torneiras e chuveiros, observando a água cair por alguns minutos. Assim, você consegue verificar se estão todos funcionando e se não há vazamentos. Aperte também as descargas dos aparelhos sanitários e veja se a pressão da água é adequada.

Ainda sobre as instalações hidráulicas, observe a casa com cuidado à procura de infiltrações. Veja se há manchas escuras, bolhas ou rachaduras nas paredes e tetos. Esses são sinais de que podem haver problemas!

2. Instalações elétricas

Antes de comprar um imóvel, certifique-se também de que a instalação elétrica foi feita corretamente e está em bom estado. Em imóveis novos, essa verificação pode ser impossibilitada por não ter o medidor de energia instalado. Nesse caso, é importante documentar o fato.

Já em imóveis usados, você pode começar checando a caixa de disjuntores e todas as tomadas e interruptores. Procure por manchas escuras, fios retorcidos ou isolamento danificado — dessa forma é possível encontrar falhas e até sinais de superaquecimento ou pequenos incêndios.

3. Materiais utilizados

Para julgar um imóvel é muito importante investigar a qualidade dos materiais usados pela construtora. Se você não tem muito conhecimento sobre engenharia, vale a pena contratar um profissional de confiança.

Avalie as condições das paredes, do telhado, do piso e da estrutura das portas e janelas. Você pode encontrar desde falhas básicas, como arranhões na pintura, até complicações maiores, como vazamentos nas esquadrias ou defeitos no piso. Observe também a qualidade dos acabamentos, pois materiais ruins podem apresentar problemas em pouco tempo.

4. Saídas de incêndio

Esse ponto é muito importante para quem pretende comprar um imóvel dentro de um condomínio fechado. Além do tamanho dos corredores e da estrutura de portas e janelas da casa ou apartamento, é fundamental verificar a adequação do local às normas de segurança.

Peça para olhar o certificado de aprovação do corpo de bombeiros. Esse é o documento que comprova as condições adequadas em relação à saída de emergência, acesso fácil para os socorristas e equipamentos suficientes para combater incêndios. Para esclarecer dúvidas você pode procurar o corpo de bombeiros do seu estado.

5. Adequação à planta

Por fim, ao avaliar uma casa ou apartamento, cheque a documentação do imóvel e compare com as condições reais. Um documento muito importante é o memorial da obra, que registra todos os detalhes da construção, como profissionais responsáveis e materiais utilizados. Analise esse registro e veja se o imóvel está em conformidade com ele.

Compare a estrutura do imóvel com o que consta na planta. Atente para questões como: tamanho dos cômodos, estrutura das paredes e posição das tubulações. Essas informações também serão importantes se você quiser modificar a estrutura da casa depois de comprá-la.

Esses são os 5 pontos indispensáveis para você avaliar antes de decidir comprar um imóvel. Faça sua pesquisa com calma, visite vários locais e certifique-se de estar fechando um bom negócio!

Quer realizar o sonho da casa própria com segurança? Entre em contato com o grupo AMX Property e conheça a qualidade do nosso trabalho!

Autor

Escreva um comentário

Share This