Decorar pequenos espaços pode parecer desafiador, mas não há nada que não possa ser resolvido com uma boa dose de criatividade. O ideal é resumir o estilo de vida ao essencial e lançar mão de alguns truques de arquitetura.

Quer saber mais? Confira nossas cinco dicas para decorar apartamentos pequenos!

1. Faça um bom planejamento

 Fazer um planejamento é essencial para ter sucesso na hora de decorar um apartamento pequeno. É preciso pensar na casa como um todo! Pesam as questões como a área disponível, a funcionalidade dos espaços e o perfil dos moradores. 

2. Leve em conta a funcionalidade do ambiente

Para que o cômodo possa ser aproveitado em todo seu potencial, é preciso considerar como ele será utilizado no dia a dia. Veja, abaixo, algumas sugestões para decorar alguns ambientes pequenos.

Quarto 

Uma boa dica para poupar bastante espaço nos quartos pequenos é usar a criatividade para garantir os espaços para guardas roupas e outros objetos. Você pode fazer isso, por exemplo, apostando na multifuncionalidade de alguns móveis. 

Hoje em dia, é bem fácil encontrar camas com gaveteiros e prateleiras acopladas embaixo do estrado, onde antes seria uma área vazia. Outro móvel que pode ser aproveitado é o baú, que pode ser adaptado para também ser um banco bonito e prático para o dia a dia.

Sala

Para as salas de estar pequenas, vale a máxima: menos é mais! Evite dispor muitos móveis, como mesas de centro, e aposte apenas no essencial. Um sofá e um puff ou poltrona já podem ser o suficiente para você aproveitar os momentos de descanso com a família e amigos. 

Outra boa ideia é aproveitar o espaço vertical do cômodo, com estantes no lugar de mesas de canto e aparadores. Assim, você terá superfícies suficientes para dispor itens pessoais e objetos decorativos sem prejudicar a circulação do cômodo. 

Banheiro

Para aproveitar o espaço do banheiro, o ideal é apostar na praticidade. Ganchos, prateleiras e nichos aéreos podem ajudar bastante, garantindo um lugar certo para todos os objetos essenciais sem ocupar muito espaço

O uso de espelhos também ajuda a criar a sensação de que o espaço é mais amplo, assim como o aproveitamento de luz natural. 

3. Use cores leves

Em qualquer ambiente, as cores leves e neutras ajudam a criar uma sensação de conforto e tranquilidade. Visualmente, os móveis e revestimentos claros parecem ocupar menos espaço e conferem um ar de amplitude ao cômodo. 

Para os décors mais modernos, é possível incluir as cores em alguns pontos estratégicos, como em pendentes ou almofadas. Assim, o ambiente ganhará um pouco mais de vida, sem ter a sua disposição comprometida.

4. Escolha móveis adequados

Nos apartamentos pequenos, nada de escolher móveis desnecessários. Todas as peças escolhidas devem ser essenciais para o dia a dia da casa. Um projeto de móveis planejados pode te ajudar a compor o ambiente da melhor maneira, de acordo com as suas necessidades. Além disso, uma boa ideia é aproveitar os móveis multifuncionais ou expansíveis. 

5. Lance mão de alguns truques de decoração

Além do uso de cores claras, alguns truques de decoração podem dar ao ambiente uma sensação de uma amplitude maior. Um deles é aplicar muitos espelhos grandes pela casa, já que eles passam a ideia de continuidade do ambiente. 

Outra estratégia da arquitetura de interiores é apostar em papéis de parede com listras: as horizontais fazem parecer que o ambiente é mais largo, enquanto as verticais dão a sensação de que o pé direito é mais alto. 

Com esses pequenos truques de decoração, os apartamentos pequenos podem ser compostos de forma harmônica, funcional e muito elegante. Conhece mais alguma dica? Compartilhe com a gente nos comentários!

Autor

Escreva um comentário

Share This