Ter filhos é algo prazeroso na vida de qualquer pessoa, mas também representa um tremendo desafio em termos de educação e na forma de encontrar formas saudáveis e prazerosas de passar o tempo com eles. Por isso, fazer uma boa programação cultural em Porto Alegre com os pequenos pode ser uma excelente ideia.

O fato é que uma cidade tão importante e variada, como a capital gaúcha, confere inúmeras opções para pais atentos e consegue atender até mesmo aos públicos mais exigentes em termos de entretenimento e conhecimento. Confira o conteúdo abaixo e descubra a escolha certa para você!

1. Passeio no Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Porto Alegre é uma excelente opção de passeio e, definitivamente, um dos melhores programas culturais para fazer com os pequenos em Porto Alegre. Ele fica em uma das vias mais movimentadas da capital gaúcha, mas não deixa de ser um oásis de paz e tranquilidade inserido no meio de uma grande metrópole.

São mais de trinta e nove mil hectares cobertos por mais de cinco mil árvores, muitas das quais marcam, infelizmente, presença na lista de espécies em extinção no nosso planeta. Você também pode encontrar trilhas de terra e até dois pequenos lagos, ambos habitados por simpáticas tartarugas.

2. Ida ao Museu de Porto Alegre

Uma boa visita ao museu também é uma excelente programação cultural em Porto Alegre. Ele se localiza na chamada Cidade Baixa, e no interior do seu prédio, você terá a possibilidade de ensinar uma parte importante da história da cidade para a sua família de uma maneira divertida e descontraída.

Como se não bastasse, o local conta também com um gramado de bom tamanho, no qual é possível experimentar um dos chamados “Piqueniques no Museu”. Também é possível agendar uma visita guiada com o setor responsável, que faz a mediação com visitantes individuais ou de grupos. A entrada é gratuita.

3. Visita guiada ao Palácio Piratini

Embora tenha um papel importante para a história do Rio Grande do Sul, não é pequeno o número de gaúchos que não conhecem a luxuosa casa do poder executivo no Estado. Por isso, uma visita ao local também é um dos diversos bons programas culturais em Porto Alegre que podem ser feitos com seus filhos.

A administração organiza visitas guiadas e abertas ao público, de segunda a sexta-feira. Em linhas gerais, esses passeios duram em torno de quinze minutos e o agendamento prévio só é necessário em caso de grupos de mais de vinte pessoas, o que provavelmente não será o caso da sua família, não é mesmo?

4. Passada na “Feira Caminho dos Antiquários”

Levar os pequenos a uma feira livre é uma boa maneira de ensiná-los diversas coisas e, por isso, você não deve deixar de passar na “Feira Caminho dos Antiquários”. Ela acontece todos os sábados, exceto os de chuva muito intensa, na última quadra da Rua Marechal Floriano.

Lá, é possível comprar algumas antiguidades, visitar brechós e ver o trabalho de alguns dos melhores artistas plásticos da cidade, com suas obras e seu artesanato. O comércio local também permanece aberto nesse trecho do Centro Histórico da capital gaúcha.

Esse é o melhor da programação cultural em Porto Alegre. Por esse motivo, não deixe de aproveitar o que a capital gaúcha tem de melhor a oferecer e ensine os seus filhos o valor histórico dessa cidade.

Gostou do conteúdo? Então, confira também esse artigo sobre o centro histórico da capital gaúcha! Até mais!

Autor

Escreva um comentário

Share This