Ter um lugar onde possa criar os filhos com segurança e aconchego, além de ter tranquilidade e proteção para guardar parte dos pertences, faz parte dos principais desejos de quem tem o sonho da casa própria. No entanto, é preciso seguir alguns passos para que esse sonho se torne realidade!

Como todo objetivo, comprar uma casa ou um apartamento requer planejamento, sobretudo financeiro. Sabemos que essa é uma tarefa difícil; mas, não se preocupe, sabemos, também, que algumas medidas podem te ajudar nessa missão! 

Quer saber mais? Então acompanhe este texto e conheça 4 passos para adquirir o imóvel que você sempre quis. Confira!

1. Faça uma análise real da sua situação financeira

Ir em busca do novo imóvel não é a primeira coisa que você deve fazer. O primeiro passo é saber se você tem as mínimas condições de alcançar esse sonho.

Sendo assim, avalie se existem obrigações a cumprir primeiro. Por exemplo: dívidas de empréstimos ou parcelas do cartão de crédito. Considere quitar essas pendências e, em seguida, descubra qual o valor que você possui efetivamente.

É a partir desse cenário que você terá uma noção mais clara da quantia necessária, sendo possível traçar planos e metas mais objetivos em relação ao valor desejado, em função do tempo.

2. Tenha metas de orçamento

Agora que você já sabe o quanto possui na conta, poderá escolher o valor do imóvel de maneira mais consciente. A partir desse dado, será possível criar metas de orçamento para poder quitar o imóvel.

Nesse sentido, você terá que considerar os objetivos de economia e de geração de renda. Por exemplo: guardar um dinheiro mensalmente ou buscar uma renda extra para compensar o valor pago no imóvel.

De outra forma, as metas também são importantes para estimular a sua saúde financeira. Isso porque as metas ajudam a aumentar a motivação, uma vez que transformam os objetivos em resultados reais.

3. Corte os gastos

Para que você tenha mais tranquilidade na hora de quitar o imóvel, não pode ignorar a hipótese de corte de gastos. Reduzir as refeições fora de casa, postergar a troca do carro velho por um novo e diminuir as viagens de feriados estão entre os ajustes que devem ser feitos.
 
Tenha em mente que isso será temporário e por isso o planejamento é importante. Reconheça que, por um período, terá que viver de maneira mais controlada. Em pouco tempo será possível perceber o quanto é possível poupar com essas mudanças na rotina.

4. Dê a maior entrada possível

Comprar parcelado pode ter suas vantagens, devido à comodidade de pagar a longo prazo. Mas comprar à vista sai mais barato. Se você tiver tempo para juntar todo o valor antes de comprar o imóvel, opte pela segunda opção. Você se livra das parcelas e ainda tem um desconto interessante na hora da compra.

No entanto, sabemos que é difícil guardar tanto dinheiro, além de levar um tempo muito grande para isso. Uma boa alternativa é você juntar o máximo que puder, para que a entrada seja a maior possível. Isso reduzirá as parcelas e você pagará menos juros — além de ficar menos tempo com essa dívida mensal.

Esses foram alguns passos da primeira etapa para que você consiga alcançar o sonho da casa própria. Depois de ter resolvido a questão financeira, outros aspectos devem ser levados em conta, na hora de comprar um apartamento: comparar o preço por metro quadrado, observar aspectos de acabamento do imóvel e considerar a localização são alguns dos fatores essenciais.

Gostou dessas informações? Então fique por dentro de outros assuntos desse tipo seguindo a nossa página no Facebook, nosso perfil no Instagram e no Linkedin. Até a próxima!

Autor

Escreva um comentário

Share This